terça-feira, 22 de setembro de 2009

Em Cordinhã, as vindimas ...

Logo de manhã cedo, as pessoas, de tesoura e balde na mão, abalam em direcção aos vinhedos deixando para trás as ruas da aldeia quase desertas!
Adivinha-se que vem aí uma "pinga" boa! As uvas estão sãs e maduras e o sol está radiante o que é essencial para a boa qualidade dos mostos.
Porém, quem conheceu e viveu esta azáfama há uns anos atrás, verifica que agora está deveras diferente! Era uma tarefa morosa e difícil para a qual era preciso muita gente, principalmente para carregar as cestas de uvas aos ombros e à cabeça, em longas distancias , até as despejarem nas dornas.
Agora, todo este trabalho está mecanizado, sendo os tractores, com acessórios cada vez mais modernos, as vedetas principais das vindimas!...

A seguir, vem a apanha da azeitona, que este ano também promete ser em abundância e de boa qualidade. Já se avista nas ramagens das oliveiras a cor amarelada dos frutos. Daqui a nada começa a "pintar" até ficar preta, pronta para ser apanhada e seguir para o lagar para ser transformada em puro azeite, da cor do ouro!...

E há um ditado que diz que a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima! Às vezes isso acontece mas outras nem por isso!
No caso das alegadas escutas a Belém e das chamadas asfixias democráticas, a verdade está lentamente a vir ao de cima. A sorte do inquilino é estarmos num país de costumes brandos! Se fosse por exemplo na América (embora algumas coisas que lá se passam deixem muito a desejar), ele seria obrigado e demitir-se!...

Mas há outros casos em que a verdade nunca vem à luz do dia! Quem não se lembra dumas eleições autárquicas que houve em Cantanhede há uma dúzia de anos?
O Concelho antes tivera a ousadia de eleger um candidato socialista para Presidente da Câmara! Como foi possível?! Durante o seu mandato inventaram tudo e mais alguma coisa para o denegrir... A verdade é que nesses anos houve progresso em todo o Concelho.
Depois houve as eleições em que esse Presidente se recandidatou e as sondagens apontavam para a sua reeleição. Mas coisas misteriosas aconteceram nesse dia!
Depois do fecho das urnas e após a contagem dos votos nas diversas assembleias, o Presidente tinha sido reeleito e já se festejava a vitória nas ruas!
Eis senão quando, começam a surgir notícias controversas! Nalgumas assembleias de voto, afinal o resultado era diferente do primeiramente anunciado! Consta que na Câmara Municipal a documentação eleitoral de algumas freguesias tardava em chegar. Parece que chegou já próximo da meia noite e segundo relatos da época, com sinais de violação e actas rasuradas!
O que antes era uma vitória dum determinado partido, tornou-se numa "derrota" por três votos!...

Ainda estamos à espera que o referido ditado popular dê os seus frutos!...
Pode ser que um dia, surja outro CARLOS DE OLIVEIRA e faça um romance sobre este tema!

Sem comentários:

Enviar um comentário