sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cordinhã na rota dos monumentos






Depois do Sto. André, Cordinhã, freguesia em franco "progresso" do concelho de Cantanhede, vai em breve inaugurar mais um grande e vistoso monumento!















HOMENAGEM AOS COMBATENTES DO ULTRAMAR












Um dos períodos mais negros da História de Portugal aqui fica perpetuado pela actual Junta de Freguesia que já não tendo mais nada para fazer, entretém-se a fazer estas coisinhas que o "povo" tanto gosta!


Não seria melhor interessarem-se pelo bem-estar dos ex-combatentes, pois alguns andam por aí a passar fome?!!!






Sugiro que deixem um espaçozito para no futuro, em vésperas de próximas eleições, fazerem mais um monumento, desta vez ao Salazar!






Assim, como Santa Comba não fica muito longe daqui, os peregrinos que para lá se dirigirem vão passar primeiro por Cordinhã para visitarem o grande monumento!






12 comentários:

  1. Ainda por cima, este espaço foi cedido pelo Centro de Dia.É certo que agora é um espaço público...mas, também é certo que é frequentado pelos nossos idosos. Então porquê colocar ali uma "parede" a "atrapalhar" os nossos "velhinhos"?

    ResponderEliminar
  2. Caros anónimos!
    Não crítico os vossos comentários, pois cada um tem os seus gostos e opiniões, tal como eu... e quando é preciso também a manifesto.
    mas gostaria de esclarecer aqui uma coisa: é engraçado como falam aqui no mau gosto e mais à frente ainda vêm dizer que foi o sr. morgado que teve esta escolha. afinal sabem td e n sabem nd??? para vossa informação quem escolheu esta estátua foram os ex-combatentes de ultramar... mau gosto ou não, eles é que sabem porque escolheram tal figura... eles é k sofreram e ficaram marcados com isto o resto da vida...
    ao menos tenham respeito por eles, k não foram uns desgraçados não, como ai dizem, mas sim uns herois... herois porque tiveram que ir para a guerra e depois de td o k passaram, sobreviveram...

    ao menos tenham respeito...

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo.
    Registo a crítica aos críticos do "monumento que chamas estátua", assim como a afirmação que faz de terem sido os ex-combatentes do ultramar a escolher a dita.
    Pois bem, eu identifico-me e faço-o sem medo, porque fui combatente na ex-colónia da Guiné, no seu período mais difícil, 1970/1971.
    Eu como a maioria dos ex-combatentes, não fomos achados nem encontrados para tal decisão. Como é que se atreve a dizer que fomos nós que escolhemos a dita estátua? E se foram alguns dos ex-combatentes, com que autoridade o fizeram? Quem de entre todos nós hles deram esse mandato?
    Meus queridos camaradas de guerra - se é que a esse comflito se poderá chamar guerra - esse mamarracho, oco e sem qualquer dignidade para quem serviu o país, por vontade própria ou sem ela, apenas teve a intenção de servir isso sim, propósitos eleitoralistas daqueles que estavam e estão na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal. Atente-se na data da sua inauguração, quem foram os convidados a estarem presentes e a usar da palavra e quem os convidou. Não nos iludamos, tudo teve um objectivo muito fácil e óbvio de perceber, só não o vê quem é cego, ou pior, não sendo cego não o quer vêr.
    O futuro revelará a verdade, é só uma questão de tempo.
    Chama aquilo uma estátua? Contráriamente a muitos dos anónimos que aqui manifestaram a sua opinião, o seu grau de conhecimentos deixa muito a desejar, pois não sabe identificar e interpretar um monumento!
    Alguns não saberão quem está por detrás da sua opinião, mas para mim está claro quem a profere. Mais uma vez lamento que Cordinhã esteja em tais mãos!
    Eu sou e serei por todos aqueles que teimam em serem Homens e Mulheres de boa vontade, nesta Terra que continua e continuará a merecer-nos.
    Bem Hajam
    José G. Marques Santos

    ResponderEliminar
  4. Para esclarecer alguma falte de visão artísta quero apenas referir que uma peça de arte é muitas vezes alvo de interpretações diversas e até de alguma polémica, ou não deria um objecto artístico. Na minha interpretação que é apenas pessoal, como todas as outras que aqui se encontram, entendo o oco como o vazio, e como tal é algo que deixou de existir, portanto vejo-a como uma homenagem principalmente aos que morreram em tais condições mais ainda do que aos que sobreviveram. No que diz respeito ás crianças existem muitos outros assuntos difíceis de explicar como a morte mesmo em condições ditas "normais".

    ResponderEliminar
  5. Concordo com este anónimo. Dê a cara que é de homens que falamos! Acontece felizmente para nós conterrâneos de Cordinhã, que nenhum cordinhanense perdeu a vida nesse conflito armado, para quê o monumento em Cordinhã? Já existe um em Cantanhede (Concelho), outro em Coimbra (Distrito) e outro em Lisboa (Nacional), e curiosamente nenhum é oco! Para mim não é só o monumento em si é tudo o que atrás já referi e por isso atente no que escrevi porque não o vou repetir.
    Bem hajam os que acreditam no que a vida tem de melhor, mas mais ainda todos aqueles que não se deixam ludibriar com palavras ocas (monumentos ocos).
    José G. Marques Santos

    ResponderEliminar
  6. Não se esqueça senhor José Santos que estamos num blogue que, foi também ele, elaborado por um anónimo.
    Tal como referi, o meu comentário,era apenas uma interpretação pessoal.
    Não esperava incomodá-lo tanto até porque estamos numa democracia e como tal cada um é livre de opinar desde que não insulte ninguém.

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo!
    Uma vez mais e será a última, me dirijo a si que quererá dizer que uso de insulto. Não, nunca o fiz e não o farei, não é prática minha nem nunca o será, mas peço-lhe que atente com cuidado no que referi e sublinho o que escrevi.
    Não estou incomodado com o que escreveu, apenas e só contesto a forma como são realizadas certas acções, em nome de quem não esteve minimamente envolvido tendo como objectivos aqueles que referi e que foram fácilmente perceptíveis. Repito! Pior que ser cego é não querer ver, e assim passar a ser conivente com o que está errado ou até ilicito.
    Aqui o óbvio para ter razão, é estar do lado dela.
    Fazer política é opinar e democracia é poder fazê-lo sem receios ou constrangimentos.
    Para isso não precisamos de estar anónimos, tal como certos tempos em que eu vivi e que não quero que voltem nunca mais, mas para isso é preciso ter a coragem de expressar o que sentimos, aquilo que nos que vai na alma.
    Muito boa noite caro anónimo, saudações democráticas.
    José G. Marques Santos

    ResponderEliminar
  8. Caro Sr. José Santos:
    só para um esclarecimento. foi de conhecimento publico que foram alguns dos ex-combatentes que escolheram a "parede oca" como o sr. lhe chama. se não concorda com ele ou acha que não tinham autoriade para o fazerem fale com o seu amigo cavaco que foi um dos que a escolheu e que poderá responder-lhe a isso.
    e já agora, foram esses ex-combatentes que contactaram os outros colegas e foram-se contactando uns aos outros. se mais alguem entrou nesses telefonemas foi por pedido dos seus colegas...
    mas já agora, o sr. não foi convidado?? fale então com os seus camaradas, porque se se esqueceram talvez não o incluam no grupo desses ex-combatentes, que por sinal, são bem mais velhos que o sr.

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo.
    O que afirma constitui um rol de mentiras, como fácilmente qualquer um percebe, ou então estaria muito melhor informado que eu, que seria estranha qtendendo que eu fazia parte da Assembleia de Freguesia, onde legitimamente deveria ter passado a aprovação do referido "monumento", que estando tão bem informado como quer deixar parecer, deveria ter deixado aqui expresso esse facto e assim não tentar desmentir o indesmentível.
    Mas se está tão crente que o que diz é verdade, não tenha receio e identifique-se, ou então se não tem coragem de o fazer públicamente, pelo menos contacte-me que terei todo o gosto de lhe mostrar que está equivocado e completamente errado, e então o que é mais grave, muito provávelmente está comprometido ou instrumentalizado.
    É pena que assim seja, porque não é pela calada da noite ou de formas do passado "obscurantista", que conseguimos os nossos propósitos mais legítimos, que são a democracia e os direitos e liberdades que nos são consignados.
    É verdade que eu não me conformo. Jamais o faria como cidadão democrata de pleno direito, respeitador do direito a que todos devem usufruir, mas não posso deixar de estranhar as afirmações comprometedoras que aqui deixa, quando refere telefonemas, deixando antever que ouve algo neste processo que não foi legítimo, e que provávelmente também tenha estado envolvido.
    Meu amigo, que espero que o seja de facto, quem não deve não teme e se algo que diz acha que é verdadeiro, então só tem uma opção.
    Diga-o públicamente e não se refugie no anonimato.
    Estou aqui agora e sempre estarei, como Homem de boa fé, acreditando nos princípios e nos valores da honestidade, da frontalidade, da franqueza e amizade, com todo o respeito pela diferença de opinião.
    Sou.
    José G. Marques Santos

    nota: Os ditos "camaradas de guerra" não são assim tão mais velhos do que eu, não esqueça que o conflito "guerra do ultramar" durou apenas 13 anos (não deveria sequer ter acontecido).

    ResponderEliminar
  10. Exmº Sr. "Genheiro":
    congratulo-me consigo por estar a participar tão activa e assiduamente neste blog, e por estar a contribuir para a elevação do seu nível e das gentes desta Freguesia. Mostra aqui que é um homem culto e com boa formação.
    É com muito agrado e orgulho que sei que o sr. passou tantos anos fora da sua terra mas que, segundo diz, nunca a esqueceu nem às suas gentes, e que mais tarde regressou para ajudar e contribuir assiduamente para o seu desenvolvimento. Agora compreendo o real alcance das suas palavras; então será por isso que o sr. faz projectos de "BORLA" para os nossos já empobrecidos agricultores, e sem passar recibo...Muito bem. Deve ter sido,então,por tomar atitudes como esta que o sr. chegou a sub-director regional da Agricultura. E ainda por cima com cobertura política; mesmo à imagem das suas "gentes"... qual processo "Face Oculta".
    Será também por tanto gostar da sua terra que quando lhe batem à porta a pedir uma pequena contribuição (donativo) para as festas anuais ou para outras obras,que o sr. atende as pessoas tão amavelmente, e depois de as brindar com uma "seca" de pelo menos 1 hora, acabando no final por contribuir tão generosamente, ou seja, acabando os pedintes por voltarem costas e de mãos a abanar, sem cheta.
    Orgulho-me, sinceramente, do sr. gostar tanto da sua terra; devia ser escolhido para que o povo desta Freguesia lhe prestasse uma homenagem pública pelos inúmeros serviços prestados em prol das suas gentes, do desenvolvimento e da amizade e do amor que tanto lhes tem.

    ResponderEliminar
  11. Que comentário tão reles, que só pode envergonhar quem o fez!...

    ResponderEliminar
  12. Hum....O comentário ao "Sr. Genheiro" cheira-me a morgado!
    É que nunca o (morgado) vi DAR nada a ninguém. Como pode caluniar os outros, com mentiras, será porque é de outra côr política?
    Isto cá para nós, se o Sr. Engenheiro fosse psd...era o maior, não?

    Ora, ora, sr. morgado...trate é das obras da Freguesia, que bem precisa, e, não lhe chame "parvónia"!
    Sim porque para quem se diz gostar muito de Cordinhã, ao classificá-la de "parvónia", perdeu toda a razão!
    E ainda outra coisa, não esqueça que a Freguesia inclui a muito digna Ourentela! Deixe-se de bairrismos desnecessários, cultive-se, deixe de semear o ódio e o separatismo. Já reparou que os seus comentários e os da sua "rapaziada" estão carregados de xenofobia?

    Mais duas "coisitas"(é que há muitas) a Junta tem um bom tractor (que às vezes...), sabe quem o adquiriu? Cordinhã tem um bom mercado...sabe quem levou a obra a cabo? Olhe que não foi quem o inaugurou!...Pois é foram aqueles que o sr. diz que nada fizeram!!!

    Sabe que quando aponta um dedo a outrem, ficam quatro a apontar para si?

    Vamos lá a discutir boas ideias para a Freguesia, TODOS, fazemos o progresso...Deixe-se de falar mal e "descartar" gente útil à Freguesia! Aproveite-Os!


    Obrigado ao Autor deste Blog, que tão mal tratado tem sido!

    Sr. Limão, peço desculpa, mas tinha que desabafar. É certo que muito está nas entrelinhas e espero sinceramente que a actual Junta entenda que também tem telhados de vidro!!! Espero acima de tudo, que de hora avante, os comentários mostrem alguma cultura e propostas para o bem comum!

    Obrigado(a)

    ResponderEliminar