segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Recordando António Aleixo


BREVES NOTAS SOBRE: ANTÓNIO ALEIXO


" Este Livro que vos deixo "
O poeta António Aleixo, cauteleiro e pastor de rebanhos, cantor popular de feira em feira, pelas redondezas de Loulé ( Algarve - Portugal ) é um caso singular, bem digno de atenção de quantos se interessam pela poesia.
Nasceu em Vila Real de Santo António a 18 de Fevereiro de 1899 e faleceu em Loulé a 16 de Novembro de 1949.

Não sendo totalmente analfabeto, sabe ler e leu meia dúzia de bons livros - não é porém capaz de escrever com correcção e a sua preparação intelectual não lhe deu qualificação para poder ser considerado um poeta culto. Mas ficou sendo conhecido por o maior poeta popular ( O poeta do povo )

Todavia, há nos versos que fazem parte do seu livro "Este livro que vos deixo", uma correcção de linguagem e sobretudo, uma expressão concisa e original de uma amarga filosofia, aprendida na escola impiedosa da vida, que não deixa de impressionar.
António Aleixo, compõe e improvisa nas mais diversas situações e oportunidades. Umas vezes cantando numa feira ou festa de aldeia, outras, a pedido de amigos que lhe beliscam a veia; ora aproveitando traços caricaturais de pessoas conhecidas, ora sugestionado por uma conversa de tom mais elevado e a cuja altura sobe facilmente.

Passeando, sozinho, a guardar umas cabras ou a fazer circular as cautelas de lotaria - sua mais habitual ocupação, por isso também chamado "poeta cauteleiro" ou acompanhado por amigos, numa ceia ou num café, o poeta está presente e alerta e lá vem a quadra ou a sextilha, a fixar um pensamento, a finalizar uma discussão, a apreciar um dito ou a refinar uma troça. E, normalmente, a forma é lapidar, o conceito incisivo e o vocabulário justo e preciso.
O que caracteriza a poesia de António Aleixo é o tom dorido, irónico, um pouco puritano de moralista, com que aprecia os acontecimentos e as acções dos homens.


Joaquim Magalhães
In Este Livro que vos deixo...
António Aleixo

        ***

P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.

Eu não sei porque razão
certos homens, a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer.

Vinho que vai para vinagre
não retrocede o caminho;
só por obra de milagre,
pode de novo ser vinho.

Para não fazeres ofensas
e teres dias felizes,
não digas tudo o que pensas,
mas pensa tudo o que dizes.


Entre leigos ou letrados,
fala só de vez em quando,
que nós, às vezes, calados,
dizemos mais que falando.

(António Aleixo)

24 comentários:

  1. José G. Marques Santos17 de novembro de 2009 às 01:07

    Cumprimentos democráticos a todos.

    É com grande estima e amizade que me dirijo a todos os conterrâneos desta pacata, repito pacata, aldeia de Cordinhã.
    Quem me conhece bem, sabe o quanto gosto da nossa (para não chamar minha) terra, onde nasci, curiosamente na casa que reconstruí e onde habito.
    Depois de parcialmente ausente por 19 anos, durante os quais trabalhei, estudei e residi na região da grande Lisboa, regressei às origens, com vontade de vencer profissionalmente na área que escolhi e na qual acredito, pensando também poder dar, algo de diferente, com qualidade para o bem estar da população da minha terra (desculpem o meu regionalismo).

    Como democrata sempre soube aceitar os resultados, sendo-me eles favoráveis ou desfavoráveis, porque entendo, que tendo cada um de nós o direito incondicional de escolha, o dever exercê-lo em plenitude e sem quaisquer constrangimentos.
    Pois bem, é aqui que considero que as coisas não são bem assim.
    Ao longo destes últimos 12 anos, muita coisa mudou no nosso concelho, nos últimos 8 também algumas coisas mudaram na nossa freguesia, é verdade.

    Então o que é que de significativo mudou?
    O receio das pessoas em se exprimirem livremente, de mostrarem o que sentem e de exigir aquilo a que têm direito, e o que mais me prova isso é o que se passa neste blog, embora também o tenha sentido, e de que maneira, no contacto que mantive com os nossos concidadãos durante a campanha autárquica.
    Ninguém mais do que eu o lamenta. Digo isto deixando aqui um desafio. Que se levante quem assim o não entende, identificando-se tal como eu o faço. Que dê a cara quem tem algo para apontar, para contestar ou para reclamar. A contestação é um direito legal, não tenham medo porque esse é dos fracos.
    Nunca na minha vida fui de temer o que quer que fosse, por uma razão muito simples de entender. Nunca desejei ou procurei fazer mal a quem quer que seja, porque o meu lema é querer o bem de toda a gente, estando asim de bem com a vida e comigo próprio.
    Eu dou a cara, porque acreditando nos valores da democracia nada temo, acredito no 25 de Abril que nos porporcionou usufruir sem restrições, de liberdade de expressão, do direito à diferença de opinião e de poder escolher e participar nas decisões, que podem e devem promover o desenvolvimento da nossa comunidade, o nosso bem estar e consequentemente a nossa felicidade.
    Sejam felizes e participem na construção de uma Cordinhã mais fraterna e agradável.
    Bem hajam os homens (e mulheres) de boa vontade.

    Obrigado Limão pelo blog, que todos nós saibamos dignificá-lo, tornando-o num local onde cada um possa expressar livremente, mas educadamente no respeito pela diferença, tudo aquilo que lhe vai na alma.
    Eu cá estarei com sempre.

    José G.M.Santos

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. José Santos!!

    bonitas palavras as suas! mas gostaria de saber o que é que já fez pela nossa freguesia, se é que gosta assim tanto dela?? nada vi!!! até disse que a nossa ladeia era uma aldeia fantasma!!!

    e não concordo quando diz que as pessoas têm medo de se expressarem, pois isso agora é que não existe!! felizmente que as pessoas expressam livremente os seus ideais e isso esteve bem claro nas eleições!

    felizmente perderam o medo de serem reprimidas por pessoas arrogantes, como tantas vezes aconteceu, pois foram "vira casacas", como tantos vocês lhe chamaram...

    mas como diz Mário Soares "só não muda quem é burro"! e felizmente que as coisas mudaram e muito mudou!!

    e já agora posso dizer que não me identifico, pois ao contrário desses que se exprimem livremente, eu não o posso fazer, pois com toda esta arrogância que existe em certas pessoas, ainda me iriam prejudicar em termos pessoais e profissionais, como já o têm tentado fazer!!

    ResponderEliminar
  3. Este anónimo é o dono do que se tem feito pela terra, só pode!
    Pergunta e responde de seguida.
    Este tipo argumentação leva ao prejuízo quem a pratica e ao mesmo tempo o outro lado, cuja resposta foi dada por palavras que não profere.
    É um argumento usado e abusado por mentes retrógradas, mas não conservadoras, próprias de quem não quer entender que está a ser cilindrado pela mudança.

    ResponderEliminar
  4. Caro (a) Limão

    Bem-haja pelo relembrar do sempre tão acutilante Aleixo. Na simplicidade de cada verso uma mão cheia de coisas sábias.

    Percebo que surge como resposta a alguns comentários mais acesos, que a tentar desnudar a arrogância de outros comentários caem no erro de se tornarem arrogantes também.

    De qualquer forma, caro(a) Limão, tamanhas reações apenas espelham a necessidade de serem estimulados o confronto e o diálogo abertos a todo um povo.

    Por isso, deixo este, também de Aleixo:

    Inteligências há poucas.
    Quase sempre as violências
    nascem das cabeças ocas,
    por medo às inteligências.

    ResponderEliminar
  5. Bem, já agora que se resolveu publicar os poemas do Aleixo, lembrei-me de algumas quadras.
    Aqui vai uma:

    Vós que lá do vosso império,
    Prometeis um mundo novo
    Calai-vos que pode o povo,
    Querer um mundo novo a sério.

    ...mas não era com este intuito que pretendia intervir. Queria ainda voltar à questão dos anónimos.
    Devem estas excelências ser ou muito novos, eu já sou velhote, ou muito esquecidos.
    Relembrando!
    Antes do 25 de Abril de 1974, qualquer leve consideração oposta à "situação", era assim que se chamava, para além de perderem o emprego ou de lhe ser negado acesso a qualquer outra actividade, incluindo estudar, era preso podendo ser torturado pela PIDE/DGS e era também hostilizado, por medo, pelas populações. Não fui preso mas recordo-me da hostização e até das posições, à data, de alguns amigos, hoje democratas. Cada um veste o que quer, aliás hoje só há prontos-a-vestir. Foi tudo uniformizado. Já não se fazem fatos por medida.

    Tenham coragem, como em tempos bem mais difíceis muitos tiveram. Se quiserem, claro. Ninguém é obrigado, penso eu. A inteligência não tem barreiras e a liberdade está dentro de cada um de nós.

    Acabo com outra quadra do Aleixo:

    Que importa perder a vida,
    na luta contra a traição
    se a razão mesmo vencida,
    não deixa de ser razão.

    Cuidem-se

    ResponderEliminar
  6. "Eu não sei porque razão
    certos homens, a meu ver,
    quanto mais pequenos são
    maiores querem parecer."

    António Aleixo

    ResponderEliminar
  7. Se o sr.Santos disse que a nossa aldeia era "Aldeia Fantasma" lá tinha as suas razões!! e só não vê quem é cego!! Agora além de Fantasma é também atravessada por um rio de água e lodo onde em tempos foi estrada, um pouco ondulante é certo, mas sempre se chamava estrada.
    Ontem entâo ao caudal era maravilhoso até chegou a transbordar em vários locais.
    Estou pasmada,o senhor "Morgado" está a perder qualidades!! Então não é de aproveitar para fazer um concurso de pesca Inter-Freguesias?
    Estou convencida de que seria um sucesso.
    Só espero não vir estragar a surpresa; ás tantas já fez os cartazes!?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite caro Anónimo que se me dirge como nada ter feito pela terra.
    Não lhe respondo nem a isso nem ao restante, porque entendo que tal como o faço, também deve dar a cara, porque de mim não verá qualquer atitude de represália.
    Apenas lhe quero dizer o seguinte:
    Não me conhece, nem ao meu percurso nem à minha obra. Concerteza que não é muito extensa, mas o suficiente para ser reconhecida nacional e internacionalmente.
    Por aqui me fico. Se quiser estar melhor informado sabe onde me encontrar e creia que terei todo o gosto em conversar consigo, pois também estou curioso em saber o que faz e qual a sua obra.
    José G. Marques Santos

    ResponderEliminar
  9. Rui Alegre (ralegre@sapo.pt)20 de novembro de 2009 às 03:25

    UM REPARO

    Pois parece que há por aí muita lama. Deve ser das inundações.
    Fomos inundados de Melancias, de sangue contaminado, de Casas Pias, de Modernas, de sobreiros, freeports e imagine-se até submarinos. A sorte de Portugal é que ainda tem boa água. Tudo lava e tudo limpa, repare-se na poesia de Bocage, até as lamas.

    Não será, por ventura, mais profícuo expôr e discutir ideias que ofender e hostilizar pessoas?

    Isso deveria chamar-se politica mas quando não há ideias faz-se outra "politica".

    O bem estar dos cidadãos não se constroi com foguetes.

    ResponderEliminar
  10. Graças a alta concentração de vitamina C que contém, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo, não importando em que lugar, órgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido.
    Essa vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando também hemorragias. Como contém ainda muitos sais minerais, mantén o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
    Como remédio, o limão é empregado contra icterícia, diabete, hemorragia nasal, doenças da pele, infecções da garganta, gripe e dor de cabeça. Ele acaba ainda com a acidez sanguínea e dissolve o ácido úrico. Mas, no geral, é indicado para casos de acidez da boca e estômago, anemia, apendicite, arteriosclerose, artrite, asma, blenorragia, cálculos, caspa, diabetes, edemas, enxaquecas, congestões, conjuntivite, alergia, febres, esterilidade, mau hálito, obesidade e uma infinidade de doenças.
    A cura pelo limão consiste em ingerir, no primeiro dia, o suco de um limão espremido. A cada dia deve-se ir aumentando a dose até atingir 10 limões. Em seguida, começa-se a diminuir um por dia.
    Na hora de escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal que estão maduros e que possuem bastante suco.
    O limão substitui com vantagem o vinagre, não só pelo seu valor nutritivo como pelo seu sabor natural. Perfeito para tirar a baba dos quiabos, basta lavar os quiabos e deixá-los no molho de limão e água.
    Antes de utilizar o limão, deve-se lavá-lo bem para eliminar, além da poeira, resíduos de pesticida.
    O limão maduro conserva-se em geladeira por 4 semanas.
    Seu período de safra vai de janeiro a julho.

    ResponderEliminar
  11. um pequeno lembrete......


    oh sr Santos, até encontrei umas obras que o senhor ia fazendo pela nossa aldeia, quase que ia fazendo um estancionamento á porta da nossa vela igreja...... uma murão que foi feito pela junta onde até pare-se que a estrada ficou mais estreita e a terra aumentou (muro dos loureiros)..... bem, só grande obras feitas pela nossa aldeida....

    "com obras destas onde ia-mos nós parar se........"

    ResponderEliminar
  12. Como resposta a este anónimo só posso dizer o seguinte:
    1 - A sua observação é tão real e correcta como a sua cultura;
    2 - Quando fala em estrada, só demonstra que não conhecia o caminho que lá existia, pelo que a sua ignorância é tão grande quanto a sua iliteracia (não deve saber o que isso é, peço desculpa);
    3 - Se o espaço recuperado da Igreja existe, a mim se deve. Pergunte ao Padre Samelo. Não deve querer saber porque a sua estupidez deve ser igual à intensão de mal dizer sem pesar o que diz;
    4 - Essas afirmações só podem vir de alguém muito vil e cobarde, que não encherga burro igual a si.
    Muito sinceramente, só posso lamentar ter na minha terra gente da sua laia.
    O seu retrato está estampado no que afirma, e no Cartaz.....!
    José G. Marques Santos

    ResponderEliminar
  13. Sr. Engenheiro tenha calma! Está a seguir as pisadas dos outros, ou seja, entrar em provocações de baixo nível que é aquilo que eles fizeram antes,durante e após o acto eleitoral.Nós temos que ser diferentes. Não é usando as armas deles que os vencemos. Não é a provocar no Largo do Terreiro! Não é a provocar no recreio da escola em dia de eleições! Não é passar pelas pessoas arrogantamente! É sim com humildade e educação.Creia-me com estima e consideração.

    ResponderEliminar
  14. outro exemplo de grandes obras:
    - Alagamento do Rio de cima

    (ficou mais pequeno, mas tb ninguém lá lava roupa "suja"... parece que o pessoal prefere os blogs

    ResponderEliminar
  15. boa tarde Sr Engenheiro.....

    O Sr ficou ofendido, bem é só para lhe lembrar que o senhor de engenharia acho que tambem sabe pouco, conheço bem a estrada e a estrada não alargou nem um centimetro que seja em contrapartida a terra com o enchimento que teve em cima alargou para aí mais meio metro, bem mas agora já não há remedio.......

    na igreja, ainda me lembro um dia de festa e todo pronto para saír e nada, não se podia saír o Sr Engenheiro com o carro a ocupar a saída dos Santos da nossa igreja.....

    ResponderEliminar
  16. Haja respeito e frontalidade!

    ResponderEliminar
  17. boas

    ...... quando a casa do visinho está a arder a gente deixa arder, mas quando arde a nossa é complicado, mais complicado é, quando não somos capazes de apagar o fogo que nós proprios atea-mos........

    ResponderEliminar
  18. É natural que alguém de boa fé, quando é vilmente insultado por alguém sem escrupulos e que refugiando-se cobardemente no anonimato usa de infâmia, se sinta ofendido.
    Não vou responder a mais nenhuma acusação gratuíta e cujo objectivo é difamar, sem assumir a sua identidade por forma a responder no local próprio.
    Confusão entre caminho, rua e/ou estrada. qual delas será a designação correcta?
    Não sabe que fui eu que sugeri ao Presidente da junta de freguesia, que mandasse colocar os "mecos" à entrada para a rua da igreja! Pois é a ignorância é má conselheira, ou então há juízo de valor intencional o que é pior.
    Se é gente, homem com H, dê a cara porque caso contrário não merece o meu respeito nem o de ninguém.
    Felizmente não há semelhança entre nós. Eu defendo-me sim, mas usando de verdade e dando a cara e não uso da vil infâmia da mentira.
    José G. Marques Santos

    ResponderEliminar
  19. oh Sr Engenheiro, é mesmo politico e socialista, escreve nas entrelinhas.....

    é pr ninguem perceber o que o senhor escreve? ou é para fazer como o nosso Engenheiro Socrates, querer fazer das pessoas burras?

    ........

    ResponderEliminar
  20. Caro anónimo, uma pergunta
    É que me parece brejeiro
    O porquê de tanta afronta,
    Ao Senhor Engenheiro.

    Só desdenha do Engº Zé
    Mas ele com a sua calma
    Põe-lhe os cabelos em pé
    Quando escreve com alma.

    Diga lá o que disser
    Pode até nem concordar
    Seriedade e saber
    Tem o Zé, pode acreditar!

    A sua simpatia
    É como o orvalho da manhã
    A sua sabedoria
    É importante p'ra Cordinhã!

    A minha empatia
    Vai para o Engº José Santos
    P'ra nossa Terra é uma mais valia
    Não ligue a estes "tansos"

    Este anónimo devia estudar
    Para aprender a viver
    Para não caluniar
    Que é só o que sabe fazer!

    ResponderEliminar
  21. Tenham vergonha na cara! Agora sou obrigado a usar o título académico para o Zé Santos. Snr.Eng.conheço-o há muitos anos, se errou no tal muro,não sei!Mas sei que tem o mérito de ser Engenheiro Agrónomo à sua custa e da sua esposa e filha,pois a faculdade não lhe permitia a vida em família que todos gostaríamos de ter. Ao contrário há muita gente que vive não sei como,ou saberei, e que todos os dias vai à padaria tomar,às 10 horas, o seu galão e comer o seu pastel.Está tudo dito. Repito: -Estima e consideração.

    ResponderEliminar
  22. Viva o Rendimento Minimo e o subsidio de Desemprego...
    Mantém muita gente à boa vida, enquanto EU trabalho, deixo de estar com a minha família e PAGO os meus impostos... Impostos esses que infelizmente têm sido usados por quem não PRECISA!
    Vamos todos DENUNCIAR estas e outras situações, para que receba apenas quem efectivamente precisa.

    ResponderEliminar
  23. ....é o novo sistema do sócrates para ajudar os pobrezinhos.
    é dar-lhes 500 ou 600 euros por mês, para os gastos e vícios, em vez de lhe arranjarem um trabalhinho.
    os novos pobres cá da parvónia, são os que têm rendimentos mínimos sem nunca terem descontado um cêntimo para o estado.
    ... e não só... e aqueles que ganham 2000 euros e declaram 500??? com altos subsídios para estudarem os filhos da pré até á faculdade!!!

    conhece esta sítuação sr. limão?

    isto é uma gota de água no oceano em que vivemos. onde está a dignidade?

    ResponderEliminar
  24. Eu por acaso nunca quiz falar no assunto acima inserido.Porra, tenho-me esquecido dum tal Cavaco que a rapaziada colocou em P.R.
    E já agora os tais de que fala acima, segundo a minha estatística,são 99% PSD.E para finalizar a dignidade está em cada um que a queira ter,com coragem para a assumir e para a mostrar perante os outros? È digno?

    ResponderEliminar